Truco Gaudério ou Truco Gaúcho

Como Jogar TrucoO Truco Gaudério, também conhecido como Truco Gaúcho, é um variação do truco que sofreu grande influência dos imigrantes alemães que vieram para o Brasil, apresentando características bem diferentes dos Trucos Paulista e Mineiro. É muito popular no sul do país, em especial no estado do Rio Grande do Sul.

No jogo é utilizado o baralho espanhol (mostrando na imagem abaixo), onde as figuras são bem diferentes do baralho que nós utilizamos normalmente. Além disso, não há cartas 8 e 9 e a numeração vai de 1 a 12, sendo que o Ás é 1 e o Rei é 12. Os naipes são os mesmos (Ouros, Espadas, Copas e Paus ou Bastos), porém a representação deles é feita de forma particular. Entretanto, você também poderá utilizar o baralho convencional caso deseje, pois basta respeitar a sequência das cartas. Por isso, lembre-se que a sequência é, da menor para maior:

4, 5, 6, 7, 10, 11, 12, 1, 2, 3

Como Jogar Truco

Ao olhar a sequência das cartas acima, você provavelmente imaginará que o 3 é a maior carta do jogo. Entretanto, também contamos com manilhas no Truco Gaúcho, as quais são as cartas mais poderosas da partida e são fixas, assim como a Manilha Velha utilizada no Truco Mineiro. São elas, da menor para a maior: 7 de Ouros, 7 de Espadas, 1 de Paus e 1 de Espadas.

O jogo é disputado por 4 jogadores, os quais formam 2 duplas, com três cartas para cada jogador. Após a distribuição das cartas, começa a ser jogada a mão, a qual vale inicialmente 1 ponto. O objetivo do jogo é alcançar 24 pontos, terminando assim a partida. Durante uma mão, a ordem de jogo respeita o sentido horário. Terminada a mão, a definição do próximo jogador a realizar a distribuição das cartas respeita o sentido anti-horário.

A mão poderá ter 3 rodadas no máximo e é vencida pelo jogador que jogar a carta mais alta. A dupla que vencer duas rodadas leva a mão que está sendo jogada. Em caso de empate em uma das rodadas, a dupla que ganhar qualquer rodada anterior ou posterior levará a mão. Se todas as rodadas empatarem, nenhuma das duplas ganhará o ponto em jogo e uma nova mão será realizada.

Antes de jogar, cada jogador poderá pedir Truco na sua vez. Se fizer isso, a dupla adversária deverá decidir se vai aceitar, fugir ou pedir Retruco. Se eles aceitarem, a mão passará a valer 2 pontos e continuará normalmente. Se fugirem, a dupla que pediu o truco vencerá a mão e ganhará 1 ponto. Se a dupla adversária pedir retruco, a dupla que pediu o truco deverá decidir se vai aceitar, fugir ou pedir Vale 4, e assim por diante. Um jogador só poderá aumentar o valor da aposta na seguinte ordem: 2, 3 e 4. Por exemplo, ele não poderá pedir Vale 4 se o jogo estiver trucado, nem pedir Retruco sem pedir Truco antes. Uma dupla não poderá pedir Truco duas vezes seguidas. Quando uma dupla fugir, a outra dupla levará a mão e o valor atual dela em pontos. Exemplo: A mão está valendo 2 pontos e uma dupla pede Retruco. Se a dupla adversária fugir, a dupla que pediu Retruco ganhará 2 pontos, que é o valor atual da mão.

Como Jogar Truco Gaudério

No Truco Gaúcho, temos dois modos extras de jogo, que podem ser executados a qualquer momento, durante a partida: Envido e Flor.

O Envido é um modo de ganhar pontos extras durante a mão, podendo inclusive encerrar a partida. Ele pode ser pedido por qualquer jogador, caso este ainda não tenha jogado nenhuma carta e ninguém tenha cantado Flor. Os pontos são considerados de acordo com os naipes e vão de 0 à 33, dependendo do valor dos pontos das cartas, sendo que as figuras não valem pontos:

  • 3 cartas de naipes diferentes: O valor dos pontos da carta mais alta será considerado na disputa.
  • 2 cartas do mesmo naipe: Soma-se 20 aos pontos das duas cartas. Para duas figuras do mesmo naipe, temos 20 pontos (mínimo) e para as cartas 6 e 7, temos 33 pontos (máximo).

Há duas formas de ampliar o envido quando temos uma pontuação alta:

  • Real Envido: 3 pontos são adicionados.
  • Falta Envido: São adicionados os pontos que faltam para terminar a partida.

A Flor pode ser pedida por qualquer jogador que possua 3 cartas do mesmo naipe e desde que ainda não tenha jogado nenhuma carta na mesa. Ela vale inicialmente 3 pontos, tem o poder de cancelar o Envido e não se pode pedir mais Truco. A sua pontuação só pode ser aumentada se o oponente ou parceiro também possuir uma Flor. Caso o seu parceiro também tenha uma Flor, ele poderá aumentar para 6 pontos. Caso algum adversário tenha uma Flor, ele terá 3 opções:

  • Quiero: O valor aumentará para 9. Caso ambos os adversários escolham Quiero, o valor aumentará para 12.
  • Contra-Flor: Dobra a pontuação atual da Flor. Neste caso, fica para os adversários de quem pediu a Contra-Flor a opção de Contra-Flor e O Resto, onde são disputados os pontos restantes para terminar a partida. Os adversários de quem pediu Contra-Flor e O Resto só podem escolher entre Quiero ou Me Achico.
  • Me Achico: Caso ambos tenham decidido pela opção Me Achico, em qualquer momento da Flor, ganhará os pontos a dupla que cantou por último.

Uma dica importante para aprender como jogar truco Gaudério é memorizar todos os sinais tradicionais do jogo:

  • Às de Espadas: Levantar as sobrancelhas.
  • Às de Paus: Piscar um olho.
  • 7 de Espadas: Esticar o canto da boca para a direita.
  • 7 de Ouros: Esticar o canto da boca para a esquerda.
  • Qualquer 3: Morder o lábio inferior.
  • Qualquer 2: Fazer um “bico”.
  • Às de Copas ou Ouros: Abrir a boca.
  • Envido Menor (27, 28 o 29 pontos): Inclinar a cabeça para um dos lados.
  • Envido Maior (30 pontos ou mais): Franzir o nariz.
  • Para as cartas mais baixas, os olhos são fechados, indicando que se está “cego” e não tem nada para jogar.

Tags: , , ,